Uma tradição popular no Brasil, Estados Unidos e em diversos outros países, comemorar a chegada de uma criança organizando um chá de bebê ou chá de fraldas. Não é só uma festa, é a chance de reunir família e amigos em torno do barrigão, compartilhar as histórias da gravidez, fazer brincadeiras… É de costume que a festa seja realizada entre o 6º e o 8º mês de gestação. Tudo vai depender de como a gravidez vai transcorrendo durante os meses e como a futura mamãe está se sentindo. A festa tem tudo para ser um sucesso. Então, o que está esperando? Mãos à obra!
40 dias antes
Defina o local e data da festa. Idealmente, seu chá deve ser feito próximo ao sétimo mês de gestação, quando a barriga está grande (sim, os convidados querem ver um barrigão!), mas a mamãe ainda tem pique para participar da festa. Quanto ao local, pode ser a casa do futuro bebê ou de algum membro da família ou de um amigo. Se optar por salão de festas do condomínio ou restaurante, faça a reserva.
Em relação aos convidados, decida se você irá fazer seu chá somente para mulheres ou aberto para todos.
Chá de fraldas ou chá de bebê tradicional? Independente da escolha, uma ajuda valiosa é a calculadora de fraldas para definir o que pedir – você pode sugerir que as mulheres levem fraldas tamanho P e homens fraldas tamanho M, por exemplo. Se for fazer um chá tradicional, pode fazer uma lista de presentes em uma loja e indicar a lista no convite. Vai ter mais de um chá? Inspire-se na ideia de chá de livros!
Você pode optar por um tema específico (passarinhos, ursinhos, princesa, etc.) ou definir simplesmente por uma cor, que dará unidade para sua decoração.
Quer ter registrado esse momento tão importante? Não deixe de contratar um fotógrafo para sua festa. Clique aqui e solicite um orçamento para o seu evento.
20 dias antes
Prepare os convites (em papel, e-mail ou via Facebook) e envie. No site Canvaé possível criar vários modelos de convite, e ainda tem vários modelos pré formatados. Tudo bem fácil de usar e com opçãogratuita. Peça confirmação de presença, assim você consegue calcular a quantidade de comida e bebida necessária, sem desperdícios.
Com o tema definido, compre o que for necessário para a decoração do local e descartáveis. Você também pode usar itens que já tem para a decoração, como ursos de pelúcia, roupinhas do bebê, imagens de ultrassom, fotos dos pais quando eram crianças… Outra ideia que valoriza muito as festas é fazer a papelaria personalizada da festa. O site Fazendo a Nossa Festa tem várias opções para que você faça sua própria papelaria. Se preferir contratar, o Elo7 tem vários fornecedores (consulte a avaliação feita por outros consumidores antes de contratar). Bolos de fraldas também fazem muito sucesso. Dá uma conferida na nossa lista de bolos de fraldas criativos.
Chá de bebê é uma festa de adultos, mas com todo jeito de festa infantil. Já que a grávida é a estrela da festa, o cardápio pede comidinhas saudáveis: sucos, salgados assados, espetinhos de queijo e tomate cereja, sanduíches com recheios leves, salada de fruta, alguns docinhos e um bolo bonito e gostoso para fechar com chave de ouro!
10 dias antes
Faça encomenda dos itens do cardápio que serão comprados fora.
Compre bebidas e os ingredientes para preparação da comida que não foi encomendada. Avalie o que pode ser feito com alguns dias de antecedência e o que deve ser feito na véspera da festa. Se organize e peça ajuda para não ficar sobrecarregada com os preparativos!
No dia da festa
Faça a decoração do local da festa, traga os comes e bebes e aproveite!